Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novelas e Actores do Brasil

Este blog é sobre as novelas e actores da Rede Globo, no Brasil. Aqui poderão encontrar tudo sobre as novelas que vão estrear, as que estão a dar e também tudo sobre os actores! Visitem, porque isto é uma caixinha de surpresas e novidades!

Este blog é sobre as novelas e actores da Rede Globo, no Brasil. Aqui poderão encontrar tudo sobre as novelas que vão estrear, as que estão a dar e também tudo sobre os actores! Visitem, porque isto é uma caixinha de surpresas e novidades!

Novelas e Actores do Brasil

03
Out08

Mariana na revista Estilo de Vida deste mês

Tititi

Alta IntensidadeAlta Intensidade

É o meio da tarde de um dia ensolarado e quente em São Paulo. Estou em casa revisando minhas anotações sobre a carreira de Mariana Ximenes, com quem me encontraria no fim da tarde para uma entrevista antes da sessão de fotos no estúdio de Bob Wolfenson. Os números parecem superfaturados: dez anos de estrada, nove novelas e duas minisséries globais, oito filmes e mais participações especiais em Os Normais, A Grande Família e Brava Gente. Quem passa os olhos pelo currículo pensa que se trata de alguém com muito mais do que 27 anos, que a actriz completou em abril. Eis que o telefone toca interrompendo minha leitura. A redação informa que Mariana ligara para avisar que estava atrasada e pedia que eu a encontrasse mais tarde. Mariana é uma das estrelas de primeira da emissora mais constelada do país, casada há sete anos com Pedro Buarque de Hollanda – da família de Sergio, Miúcha, Chico, Heloísa – e um dos sócios da produtora Conspiração Filmes, uma máfia (do bem) do cinema nacional. Tem tudo para sofrer da síndrome do século 21: sentir-se tão celebridade a ponto de não dar satisfações. Mas ela se desculpa.

Três horas depois do combinado a actriz chega ao camarim na Vila Leopoldina, em São Paulo, abrindo um sorriso, repetindo "boa noite, boa noite" e saudando com "salve, salve" todos da equipe. "Morro de dó de me atrasar porque, assim como me respeito muito, respeito os outros também. Mas certas coisas não têm controle", me diz, enquanto se acomoda na cadeira para a maquiagem. Já se vão 12 horas desde que o dia começou, às 7h, com gravações de A Favorita, e Mariana está ligada no 220 w – ainda que os gestos e a voz sejam calmos. "Tento nunca perder o bom humor e sou cheia de energia", explica. Talvez para indicar que é sempre acesa e iluminada, leva no pescoço um pingente em forma de minilâmpada preso a uma corrente de ouro rosa, da designer de jóias Francisca Botelho. Lara, uma das personagens centrais da trama da novela de João Emanuel Carneiro, entra para a lista das inúmeras heroínas às quais Mariana emprestou o rosto de boneca e a pele de porcelana. Os cabelos estão tingidos de um loiro mais claro do que o tom original, acinzentado, e as unhas estão curtinhas e ao natural. "Ela é estudante de geologia, não pode pintar as unhas de vermelho", nota. É justamente pelo esmalte das mãos e dos pés que começa o ritual de transformação de Mariana-vida-real em Mariana rock-glam-punk para as páginas de ESTILO. Por causa da personagem – no dia seguinte grava e não tem tempo de se livrar de uma cor forte –, o esmalte escolhido é nude. Ao ver Nilza, a manicure, se aproximar, Mariana abre um enorme sorriso, diz "Nilzinha, que bom que você vai cuidar de mim" e a cumprimenta com um beijinho. A manicure a conhece de outros trabalhos. Traz de presente uma base fortificante de ginseng e chá verde, da Colorama, que Mariana agradece e ajeita dentro da bolsinha de couro cru Mulberry. Junto com a jóia Francisca Botelho, a marca inglesa confirma que a atriz em termos fashion já saiu do bê-á-bá.

Mariana vem conquistando uma imagem tão sólida quanto sua carreira. Ficam para trás as roupinhas semiripongas, o cabelo longo repicado com franjinha e as bochechas mais redondas da pós-adolescência. Entram em cena um corpo esculpido à custa de aulas de ginástica e boxe – com zero de barriga, o que deixa as produtoras da foto de queixo no chão – e marmitas, que ela leva ao Projac para manter a linha durante as gravações, um rosto de traços fortes e um guarda-roupa com peças de Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho, Giselle Nasser, de quem, além de cliente, é amiga. O figurino du jour é vestido verde-musgo em linha trapézio e com decote V nas costas, Huis Clos. E os sapatos boneca? "Marc Jacobs", ela responde em tom de confissão e com cara de criança que aprontou, feliz, alguma coisa. "É que eu calço 34 e é muito difícil encontrar sapatos no meu número", justifica. Nos últimos tempos Mariana tem sido fotografada usando look total preto, principalmente vestidos, e a cor faz com que ela cresça e apareça. "Viajo muito, por isso gosto de algo prático, daquelas roupas que a gente enfia e está pronta", revela. "Mas sou mulher, gosto de admirar um belo vestido, curtir um caimento bonito."

Quando Bob Wolfenson entra na sala de maquiagem ela dispara: "O que vamos fazer hoje?" Diferentemente de muitas actrizes que têm seus 15 minutos de modelo, Mariana não quer saber que roupa vai vestir. Está interessada em que personagem vai interpretar – como se as lentes do fotógrafo fossem as mesmas das câmeras espalhadas pelos estúdios da TV Globo. A equipe sugere um aplique loiro platinado, desfiado em forma de Chanel rebelde. "Vam’bora", diz ela, animada, numa prova irrefutável de que é disponível para o que o roteiro encomendar. "Não sou apegada à minha imagem", confirma.

Ao longo da carreira raspou as sobrancelhas, tingiu os cabelos de ruivo e de preto, oxigenou as madeixas, tosou curtíssimo, usou aplique. Para a comédia A Mulher do Meu Amigo, terceiro longa de Claudio Torres, que estréia nos cinemas em novembro, ela aparece de longos castanhos para viver Renata, a filha mimada de Augusto (Antônio Fagundes) e casada com Thales (Marcos Palmeira). "O que o personagem pedir tô fazendo. Meu visual é o do momento. E quando estou ‘à paisana’ sou o mais natural possível", diz. Por natural entenda que ela tenta não pôr muita tinta nos cabelos e procura ater-se ao kit mínimo de beleza: protector solar e labial. No máximo uma máscara para os cílios e um corretivo. "Na balada de trabalho a pele e o cabelo são bem sacrificados. Então prefiro poupá-los no dia-a-dia." Mariana reconhece de longe, na bancada lotada de batons, sombras e afins, o estojo Laura Mercier. E pergunta ao maquiador Max Weber onde ele conseguiu comprá-lo, porque ela precisa reabastecer o nécessaire. "Esse produto é maravilhoso, sempre indico para as minhas amigas. Você tem que experimentar", me diz ela, aconselhando o tom SC2, o mesmo que ela usa para apagar olheiras. Quando me dou conta, estamos as duas sendo maquiadas e eu me sinto num dia de beauté com minha amiga de infância. Não é só o visual que a actriz entrega ao personagem. Um dos prazeres da profissão, ela descobriu logo cedo, é experimentar tudo aquilo que a Mariana Ximenes real, nascida em São Paulo, filha de um procurador de Justiça e de uma fonoaudióloga, talvez jamais tivesse chance de provar. Foi com os livros de Monteiro Lobato, lidos pelo pai, que ela decidiu ainda menina que gostaria de viver histórias. "O actor conhece lugares e visita diferentes comportamentos humanos, explora universos. Isso abre janelinhas dentro de você e você amadurece", diz. Para interpretar Lara Mariana frequentou a sala de aula e cavou o raciocínio e o comportamento de uma menina que estuda na Universidade de São Paulo. Embora jure que não leva o personagem para casa, a actriz sofre sim a dureza de se vestir de outra pessoa. Outro dia, numa cena com Claudia Raia, sua mãe adoptiva na ficção, viu-se obrigada a xingá-la de assassina, psicopata. "Se eu tiver que chorar, sinto o sofrimento, não finjo nem interpreto. Gosto de viver a cena por inteiro, de verdade." O iPod tem sido sua maneira de acalmar as emoções à flor da pele. Mas nem a música ao pé do ouvido é capaz de abafar uma frase da personagem Karina, interpretada em A Máquina, a única fala da carreira que a atriz não deixou no camarim e que a escritora Adriana Falcão parece ter feito sob medida para Mariana à paisana: "Se eu não quiser ser para sempre um arremedo de gente, gastando meus arremedos de dia numa vida arremedada, tenho que ir embora porque é somente lá no mundo que tudo acontece de verdade", recita.

"Ela é muito intensa", define a chef Morena Leite, amiga de Mariana há sete anos. "Nada com ela é mais ou menos." As duas se conheceram num jantar por meio de um amigo comum que havia acabado de se mudar para o Rio para trabalhar na Conspiração Filmes. Morena voltaria a São Paulo no dia seguinte, mas Mariana não deixou. Bolou um jantar na casa dela e ambas passaram o dia comprando os ingredientes dos pratos: lagosta com abacaxi, cuscuz marroquino, que Val, a fiel escudeira do casal Ximenes-Buarque de Hollanda, ajudou a preparar. "Ela estudou as receitas, arrumou os candelabros, produziu a mesa e as flores. Costuma fazer uma imersão na história da comida, quer entender os ingredientes e é boa de garfo", completa Morena. No cardápio do Capim Santo, restaurante de culinária brasileira contemporânea da qual Morena é chef, o tartare de atum e pérolas de tapioca foi criado numa tarde de conversa com a actriz. E o pudim de tapioca ganhou a apelido de "pudim da Mari". Morena declara que foi "amor à primeira vista" e Mariana diz que elas são "irmãs de alma". "Amigos são a família adquirida e dou muito valor a eles, porque me apoiaram quando cheguei sozinha ao Rio aos 17 anos", lembra-se.

Contrariando a lenda que diz que cariocas – da gema ou por opção – não recebem em casa, Mariana abre as portas para ceias de Natal e almoços de Páscoa. "Ela é uma excelente dona-de-casa, um misto de estrela de Hollywood com quebra-galho da oficina", diz Claudio Torres, filho de Fernanda Montenegro e irmão de Fernanda Torres. Amigo de Pedro e sócio da Conspiração, Claudio teve a chance de ver o lado anfitriã de Mariana em ação inúmeras vezes, no apartamento do casal ou na fazenda da família. Numa dessas estadas na fazenda Mariana era a única mulher entre seis homens da produtora. A luz acabou e foi ela quem correu até a cidade atrás de alguém para dar um jeito no problema.

"Mariana vai ser sempre bonita, mas o talento e a capacidade de trabalho vão levá-la muito longe e vão permitir que não tenha problemas em envelhecer como actriz", constata Claudio, que pôde dirigi-la em A Mulher do Meu Amigo. O filme foi o primeiro trabalho de velhos amigos. "Ela é como a minha mãe: começou a trabalhar cedo, não veio de família nobre e se fez com o próprio trabalho. Vejo nas duas o mesmo foco, a mesma concentração, o mesmo entendimento de que a cena é um momento de explosão." Junto com Liv Ullman, de quem o livro Mutações é bíblia para Mariana, Fernanda Montenegro é ídolo. "Ambas são actrizes, mas também mulheres. Tiveram filhos, viveram a vida, envelheceram lindamente e, como elas, quero chegar aos 70 anos no palco", diz. Mariana vai descobrir aqui nestas páginas que Claudio vê nela justamente uma futura Fernanda. Por enquanto estamos aqui no estúdio. A actriz acabou de enxergar o primeiro look: regata e jaqueta metalizada Ellus, sandálias de salto Arezzo. "Vamos começar", diz ela, dançando ao som electrónico que tomou conta do lugar. São quase 11 da noite. Amanhã, às 9h, ela já estará na ponte aérea de volta para o Rio. No último minuto me lembro de pedir um autógrafo para minha irmã adolescente. "Ah, por que ela não veio?", ela me pergunta enquanto escreve "Anamaria, tudo de bom, Mariana Ximenes 2008", rápida e profissional. Só então me lembro de que estou diante de uma estrela do século 21. E a essa altura ela já escapuliu e está sobre o palco fazendo caras e bocas para Bob Wolfenson.

Alta IntensidadeAlta IntensidadeAlta Intensidade

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Sites de novelas

Sites de actores

Blogs pessoais de actores

Blogs pessoais de autores

Parceiros

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2007
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2006
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D

Actores eleitos